Ocen-Cleaning System

7.6.15


Esses dias vi no My Modern Met um post sobre um garoto de 20 anos que criou um sistema para limpar os oceanos e isso merece ser compartilhado e celebrado.

Eu acho maravilhoso pessoas investindo seu tempo em projetos que visam a melhoria do nosso planeta, da maneira que for.

Ano passado eu estava tendo aula de embalagem e li muito sobre um projeto da Method, líder em embalagens sustentáveis, que consistia em ir de praia em praia no Havaí, recrutando locais para auxiliar voluntariamente na coleta de lixo dos oceanos e reutilizando-o, posteriormente, em embalagens (depois de todo um processo de limpeza para a reutilização, é claro).

Essas são as embalagens lindíssimas da Method feitas com o plástico reutilizado dos oceanos :)
Criei um enorme respeito pela empresa, é uma atitude muito bacana e, acredito eu, todas as empresas deveriam considerar a adoção de embalagens "eco" para seus produtos. A relação custo benefício ainda não atrai a maioria delas, porque o preço final não atrai a maioria dos consumidores, e isso é papo pra mais de metro, mas vale deixar aqui o lembretinho de que também temos nossa participação nisso tudo, ainda que passe diariamente despercebida. É aquela velha história: o barato sai caro.

Mas vamos falar de coisa boa. Um garoto de apenas 20 anos dedicou tempo e intelecto para projetar algo que promete ajudar, e muito, o meio ambiente.


Explicando à grosso modo, é uma espécie de "tapetão" colocado em cima da água do mar, que atrai para si todos os lixos plásticos das redondezas. Não é feito de redinha nem nada que possa, por acidente, capturar peixinhos. Ou seja, perfeito. O sistema vai ser implantado em 2016 em uma ilha do Japão, primeiramente, e promete remover dos oceanos aproximadamente 70.320.000 quilogramas de lixo em 10 anos. É bom ou não é?



Que atitudes como essas não sejam em vão e sirvam também para chamar a atenção para esse problema. É incrível ainda termos que instruir pessoas à pararem de jogar lixo nas praias e nas ruas.

2 comentários:

© 2016 Azul Banana | Powered by Blogger