Doutores da Alegria

21.3.15


Cheguei em casa ontem à noite depois da faculdade e estava passando no canal Curta! um documentário sobre os Doutores da Alegria. Fiquei tentada a mudar de canal por um motivo: sabia que eu ia me emocionar e me sentir uma inútil nessa vida. Mas continuei pelo mesmo motivo. As vezes precisamos de um chacoalhão para olhar a nossa volta e ver o tanto de possibilidades que estão aí pra gente abraçar e fazer algum bem pra humanidade (ou uma pequena parcela dela, que seja). O fato é que estamos vivendo em um tempo de muita insatisfação. E sem querer defender governo nenhum, mas não é só ele que precisa de mudanças. Nós precisamos também. Ver que tem gente nesse mundão arregaçando as mangas pra fazer o bem e fazer direito sem esperar que alguém o faça por eles, é uma inspiração e tanto!

Pra quem não conhece, Doutores da Alegria é uma organização sem fins lucrativos. Basicamente, são palhaços profissionais que visitam crianças hospitalizadas, levando um pouquinho de humor e alegria pra o dia delas. No filme, que eu recomendo que todos assistam, é contada com mais detalhes a história da organização. Resumidamente, tudo começou com Wellington Nogueira em 1991, quando trouxe esse projeto para o Brasil, inspirado no trabalho do Clown Care Unit, que conheceu quando morava em Nova York.

Parece que rir é mesmo o melhor remédio né? Para John M. Driscoll Jr., doutor em um hospital onde o Clown Care Unit atua, lidar com crianças doentes vai além de medicação e tecnologia. Quando uma criança começa a dar risada, significa que provavelmente ela está começando a se sentir melhor. 


Enfim, eu precisava compartilhar com vocês um pouquinho desse amor todo. Uma vez, há um tempo atrás, fui em busca de saber como fazer parte da organização. É bem rigoroso o processo seletivo para integrar o grupo de palhaços, mas existem mil e uma formas de ajudar e participar. Eles oferecem cursos pelo Brasil, além de terem uma lojinha online. Também é possível colaborar com uma quantia mensal, semestral, anual, ou doação única. No site deles tem tudo explicadinho.

E ah! O canal Curta! vai continuar exibindo o filme até o comecinho de maio. Seguem os dias e horários: 

 21/03/2015 16h00 | 22/03/2015 03h00 | 23/03/2015 13h30 | 24/03/2015 07h30 | 01/05/2015 20h00

2 comentários:

  1. Ahhhh eu sempre me emociono =)
    Já participei de um projeto parecido, mesmo assim vou acompanhar porque adoro essas coisas =D incentiva qualquer um

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem vários projetos espalhados por aí bacanas assim, né? Eu também acho que incentiva qualquer um! É lindo :)

      Excluir

© 2016 Azul Banana | Powered by Blogger